Quitando dívidas com o meio ambiente

A brasileira Neutralize Carbono é pioneira em neutralizar emissões em acordo com projetos registrados pela ONU

Por Victoria Ferreira

              Imagine neutralizar as emissões de gás carbônico (CO2) de todos os geradores que alimentaram de energia os shows de Queen, Elton John, Sam Smith, Faith No More, Rihanna e Katy Perry no último Rock In Rio. Ou ainda equalizar todo o impacto na atmosfera provocado pelo festival Lollapalooza, os eventos produzidos pela WTC Events Center, em São Paulo, e a operação da rede de postos de combustíveis Ipiranga. Pois é, a brasileira Neutralize Carbono, empresa em atuação desde 2010, é responsável por isso.

            Felipe Bottini, sócio-fundador da companhia, lembra que há cinco anos enxergou não apenas um nicho rentável de negócios no País, mas a oportunidade de fazer a diferença. “Havia uma carência de soluções concretas no setor. A ideia comum, já obsoleta atualmente, era de que os créditos de carbono eram obtidos apenas por meio do plantio de árvores. O diferencial é que atuamos com uma redução certificada pela ONU e outros standards do mercado e comprovada no curto prazo”, resume.

         O inventário de emissões, um amplo diagnóstico que será a base de todo conhecimento, é normalmente a primeira etapa de um projeto comandando pela Neutralize. Em seguida, o evento ou a empresa passa a ser, grosso modo, investidora de ações reais, registradas e certificadas, que realmente atuam na redução de lançamentos de CO2 na atmosfera. São desde projetos que ampliam a geração de energias renováveis, diminuindo, portanto, a participação de combustíveis fósseis na matriz energética, até inciativas de captura e queima de metano em aterros sanitários, por exemplo. O resultado é neutralidade quase que simultânea para o cliente.

            Outro nicho relevante de atuação da Neutralize é o e-commerce, a partir do levantamento das emissões provocadas pela logística montada para entrega dos pedidos. E a companhia se prepara, conforme antecipou Bottini, para atuar diretamente com pessoas físicas por meio da Calculadora de Carbono. “Os consumidores poderão lançar, dados facilmente compilados, como tamanho da residência e número de eletrodomésticos, e obter o impacto que provocam isoladamente. Além de publicidade às ações de neutralização, isso fomenta ima consciência coletiva”, aponta.

            Na avaliação de Bottini, o mercado brasileiro passou por forte amadurecimento nos últimos 10 anos. Esse processo tem alcançado todas as regiões, ainda que, para a Neutralize, o Sudeste seja responsável pela maior parte dos contratos. “O aumento na presença de empresas de atuação nacional no Nordeste termina por reforçar essa conscientização no setor corporativo da região” opina.

             As compensações de CO2 em toneladas, no Rock in Rio foram de nove mil, já nos Postos Ipiranga foi de 590 , no Festival Lollapalooza foi de 486, 250 toneladas foi do S.O.S – Mulheres ao Mar e na Feira do Empreendedor foi de 29,7 toneladas.

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