Entendendo um pouco sobre Micro e Macroeconomia

Por: Thamires Campos

 

1- Apresentação

 Este trabalho tem como estudo proposto, alguns tópicos frequentes do Jornalismo Econômico, se enquadram então, a Macro e a Microeconomia. Objetivando a contextualização das noções de economia e como pode ser aplicada no dia-a-dia do país, das organizações, dos produtores e das famílias, enfim, de cada cidadão. Entender minimamente o quanto a economia e suas vertentes podem interferir no cotidiano das pessoas e do que é global, é bastante importante, já que há muitas queixas do difícil acesso e entendimento do conteúdo de economia nas mídias, seja pela linguagem, pelas citações, pelos panoramas utilizados e tudo que a engloba. O desenvolvimento se deu de acordo com os conceitos do estudo desses tópicos e a partir disso, selecionar as matérias que melhor se enquadravam dentro de cada contexto proposto, seja micro ou macro.

2- Desenvolvimento

Macroeconomia – “Estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores”. Fonte: Portal Educação

A matéria escolhida foi sobre a ‘Taxa de juros no cartão de crédito que atingiu maior nível em 20 anos’. Se enquadra em Macroeconomia pelo fato de abranger um problema nacional, que atinge o país inteiro, isso fica mais evidente no trecho: “Em nota, a Anefac informou que a alta dos juros foi provocada pelo crescimento da inadimplência, que faz com que as instituições financeiras reajustem as taxas. O aumento do desemprego, da inflação e de impostos reduz a renda disponível dos consumidores, elevando o risco de calote”.

Ou seja, é como se fosse uma consequência de problemas que cercam essa temática e que tangem o macro, como a inflação, impostos e desemprego, por exemplo.

Microeconomia – Trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços. Fonte: Portal Educação

A exemplo de microeconomia, a matéria intitulada como ‘Queda no valor provoca corrida por dólares no Recife’, demonstra a alteração no comportamento dos recifenses após essa informação. Trechos da matéria: Nas casas de câmbio do Recife, podia ser encontrada entre R$ 3,69 e R$ 3,82, provocando filas nas lojas.” e em “Aproveitar a baixa do dólar para garantir um estoque da moeda americana mesmo sem ter planos imediatos é um comportamento indicado pelo sócio diretor da Europa Câmbio, Edizio Neto. ‘Ao comprar dólares em pequena quantidade por um longo período, você garante um valor médio sem se prejudicar muito com as variações’, explica.” 

materia mem

Essa é uma confirmação de como a economia pode influenciar no cotidiano   dos consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço, só ratifica o quão próximo a economia está de cada um de nós. Mesmo o dólar se tratando de um fator abrangente da economia mundial, afetou o comportamento de uma região específica, tratada na matéria, como o comportamento dos recifenses com a queda do dólar.

Podemos então, verificar a influência deste fenômeno no cotidiano das pessoas e das empresas através da cobertura de economia presente na mídia. 

3- Conclusão

Na verdade, o que pude observar é que a linguagem realmente não é de fácil entendimento, poucos são os jornalistas que utilizam uma linguagem com menos termos técnicos, esclarecida para todos os públicos, de fácil entendimento para leigos no assunto ‘economia’. Quem não acompanha, não lê com frequência, tem grandes chances de ficar ‘voando’ nos textos. Acredito que essa seja uma grande deficiência que só afasta os consumidores de assuntos de tamanha utilidade pública, assuntos pertinentes a tudo que acontece nas nossas vidas, desde o aumento do pão de cada dia até o aumento nos preços de carros seminovos. Uma outra observação é que as notícias normalmente são de agências, não há aprofundamento e facilidade na linguagem, ou seja, superficialidade na maioria das vezes. Mas certamente, essa atividade serviu de aprendizado e para melhor entendimento de como funciona um pouco desse mundo da economia e do jornalismo econômico, por usa vez.

 

 

Fontes

http://noticias.ne10.uol.com.br/noticias/economia/noticia/2016/03/10/taxa-de-juros-no-cartao-de-credito-atinge-maior-nivel-em-20-anos-601801.php

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2016/03/12/queda-no-valor-provoca-corrida-por-dolares-no-recife-225624.php

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/49223/conceitos-basicos-de-micro

http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/54969/definicao-de-micro-e-macroeconomia

 

 

Deixe um comentário