Cade indica aprovação da compra do HSBC Brasil pelo Bradesco

Ysabela Nascimento

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação da compra do HSBC Brasil pelo Bradesco, desde que um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) entre o Cade e o Bradesco seja firmado tendo o HSBC como interveniente. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (4). Os conselheiros do tribunal do Cade podem aprovar ou reprovar a operação e ainda adotar medidas para afastar problemas de concorrência.

O Acordo em Controle de Concentrações (ACC) foi elaborado após a Superitendência Geral do Cade ter analisado estatisticamente o mercado bancário brasileiro. O acordo envolve medidas agrupadas em quatro eixos: comunicação e transparência, treinamento dos servidores bancários, indicadores de qualidade dos serviços e compliance.

Mesmo o Bradesco sendo o quarto maior banco do país em ativos totais e o HSBC o sexto, com a aquisição, o banco continuará em sua posição, ficando atrás do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Itaú, com 20% de mercado.

 O Cade informou que foram identificadas preocupações e problemáticas no Banco Bradesco: os elevados índices de reclamação em relação à qualidade dos serviços bancários, a baixa portabilidade e a participação de mercado do banco em número de agências em determinados municípios, mesmo assim o banco se comprometeu em adotar 16 medidas comportamentais para mitigiar a preocupação do Cade.

Serão 16 medidas adotadas como operações de crédito e qualidade, melhorias de indicadores relacionados à portabilidade da conta salário, diminuição de reclamações no atendimento aos clientes e divulgação de informações sobre o cadastro positivo.

A operação entre Bradesco e HSBC Brasil foi anunciada em agosto do ano passado por US$ 5,2 bilhões. O Banco Central aprovou a compra no início de janeiro, mas a análise do Cade foi demorada.  Com esse intervalo de tempo, a concorrência voou nos clientes do HSBC. O banco teve resgates líquidos em fundos, por exemplo.

Deixe um comentário